Se você é um daqueles que acha que o Twitter é para escrever o que está fazendo, você está desatualizado. Twitter é uma importante ferramenta de comunicação. Ele é a primeira ferramenta que realmente converge mídias. Não me lembro de outra. Depende apenas de acessar o site uma vez pra cadastro e depois se pode usar via computador ou celular. Deve ser por isso que é tão difícil bloquear seu uso. No Irã, a internet foi bloqueada, mas como ele pode ser acessado via celular, o bloqueio não deu em nada.

Eu uso uma extensão do Firefox: Twitterfox. Nele já existe a possibilidade de Retweet. Traduzindo: retweet é quando você repassa uma mensagem que não é sua mantendo os créditos do autor. É só clicar na mensagem com o botão direito do mouse. Ele é como o [encaminhar] do email.

Outro ponto interessante sobre as mensagens é poder usar a [Direct message] que é a mensagem privada. Quando você manda DM, só a pessoa pra qual você envia a mensagem é que tem acesso a ela. Mas atenção: a mensagem privada só permitida quando as duas pessoas (remetente e destinatário) se seguem. Quando manda uma mensagem sem ser DM, TODOS os que tiverem te seguindo vão ver.

Outro detalhe legal do Twitterfox é o link do lado esquerdo (que é uma correntinha). Você clica nele e a página na qual você está é incluída num “post” do Twitter.

Importante: diferenças entre bloquear [block] e remover [remove]. Quando você bloqueia significa que você não segue nem permite que a pessoa te siga. Quando você apenas remove a pessoa, você não a segue mais. Ela ainda pode te seguir. Acho válido bloquear principalmente os spammers. Ah, e o seguidor não será notificado quando for bloqueado. A medida que você for usando (como qualquer outra ferramenta), você vai se familiarizando para usar de uma maneira mais útil de acordo com seus objetivos.

Amy, este post eu dedico a você que me apresentou o Twitter.

Alguns guias importantes sobre o Twitter:

Guia da MariMoon

http://mtv.uol.com.br/marimoon/blog/blog-da-marimoon-tutorial-completo-sobre-o-twitter

20 maneiras de usar Twitter via celular [em inglês]:

http://www.simplehelp.net/2008/04/16/20-ways-to-use-twitter-on-your-cell-phone-or-mobile-internet-device/

Entendendo os Trend Topics:

http://www.whatthetrend.com/

Aprofundando o conhecimento:

http://www.samshiraishi.com/dois-mapas-uteis-do-twitter/

Anúncios